Construindo Cidades Resilientes 2030

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, novembro 24, 2021 as 11:28 | Voltar

Liderada pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos (UNDRR) é uma iniciativa que, por meio da articulação de vários atores, promove a resiliência local por meio da defesa política, da troca de conhecimentos e experiências e do estabelecimento de redes de aprendizagem entre as cidades, promovendo, simultaneamente, o fortalecimento das capacidades técnicas, a conexão de vários níveis de governo e as alianças estratégicas.

A MCR2030 apoia as cidades em seu caminho para a redução de riscos e desenvolvimento de resiliência por meio de um roteiro para a resiliência urbana, facilitando o acesso a ferramentas de conhecimento, diagnóstico, monitoramento e relatórios. Também oferece orientação e apoio às cidades para melhorar seu entendimento sobre redução de riscos e resiliência, melhorar o planejamento estratégico de acordo e executar ações que lhes permitam avançar.

Assim como na campanha anterior a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) é parceira da UNDRR e busca uma maior coordenação interfederativa e o alinhamento da Campanha com as políticas públicas federais.

• Conheça o portal da Campanha MCR2030

Seu município já pode participar da Iniciativa “Construindo Cidades Resilientes 2030” (MCR2030)!

A MCR2030 é um lugar de encontro onde as cidades, as entidades participantes e as partes interessadas relevantes concordam em um propósito comum: tornar as cidades resistentes. É uma iniciativa global, com coordenação regional que facilita essas conexões entre as necessidades das cidades e os serviços, metodologias e ferramentas de entidades e indivíduos que trabalham na redução do risco de desastres e no fortalecimento da resiliência urbana.

Qual é o objetivo de MCR2030?

 O objetivo de MCR2030 é assegurar que as cidades estejam se tornando inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis até 2030, contribuindo diretamente para a realização do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável e de outras iniciativas globais, como o Marco de Sendai para Redução do Risco de Desastres, o Acordo de Paris e a Nova Agenda Urbana.

Acreditamos que os atores locais são essenciais para construir cidades resilientes, e por isso contamos com o apoio de seu município!

Por que participar da MCR2030?

Ao aderir a MCR2030, seu município se juntará a uma Iniciativa Global que oferece um roteiro claro para a resiliência. Formulado em 3 etapas, MCR2030 apoia as cidades ao longo da sua jornada de resiliência, desde a conscientização até o planejamento e a implementação de ação de redução do risco de desastres. Através de uma abordagem colaborativa entre todas as partes interessadas, a iniciativa MCR2030 apoia a capacitação técnica de sua cidade, a colaboração entre os vários níveis de governo em seu país, e promoverá parcerias estratégicas em escala global com centenas de Entidades participantes, Provedores de serviços, e outras cidades.

Como aderir enquanto “cidades MCR2030”?

Para MCR2030, a categoria "governo local" inclui todas as unidades administrativas subnacionais, tais como cidades, estados, vilarejos, distritos, províncias, regiões metropolitanas, etc.

São apenas 3 passos para se inscrever a MCR2030:

1. Faça a Avaliação da Etapa para identificar em que etapa do roteiro da resiliência você se encontra (Etapas A, B ou C). Sua cidade pode aderir em qualquer etapa e terá acesso a ferramentas e recursos específicos as necessidades da sua etapa.

 2. Envie a Carta de Compromisso que corresponde à sua etapa, usando o email da Secretaria Regional para as Américas e Caribe MCR2030 (mcr2030-amc@un.org) e para a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (dag.sedec@mdr.gov.br). A Carta também dever ser enviada na hora de se inscrever no Painel da Iniciativa MCR2030.

 3. Crie e complete seu perfil no Painel de Informação da MCR2030. Uma vez inscrito, você pode fazer o download do seu certificado de adesão diretamente e de maneira autônoma na página «Informações básicas sobre minha cidade» em seu perfil.

Para acompanhá-los, realizamos um guia passo a passo sobre como as cidades podem aderir ao programa.

Importante: Todos os municípios precisam se inscrever nesta nova etapa. A única diferença é que municípios que já participavam da Campanha MCR2010-2020 e cidades com certificado ISO 37123 podem se inscrever sem a carta de compromisso assinada por seu prefeito.

Se você tiver outra pergunta, entre em contato conosco através dos e-mails da Secretaria Regional das Américas e Caribe MCR2030 (mcr2030-amc@un.org) e da Sedec (dag.sedec@mdr.gov.br) ou ainda acesse às perguntas mais frequentes.

Construindo Cidades Resilientes - MCR2030

Como na Campanha anterior, o Brasil segue como o país com maior número de municípios inscritos. Vamos fortalecer o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. Participe!

Total de Cidades Participantes no Mundo

Total de Cidades Participantes no Brasil

% da Participação Brasileira na Campanha

521

179

34,36%

Publicado por: sleonardo

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.