CURSO DE FORMAÇÃO DE CIDADES E CIDADÃOS RESILIENTES, AMAMBAI

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, julho 5, 2018 as 16:29 | Voltar

Programa de capacitação em Defesa Civil, iniciativa da Secretaria de Governo do Estado por intermédio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – CEDEC – MS, que tem como Coordenador Estadual o Tenente Coronel BM Fabio Santos Coelho Catarineli.

O curso foi ministrado pelo Gerente de Ensino, Coronel BM João Alves Calixto, Tenente BM Jeferson Albuquerque e pelos Bombeiros Militares do 16º SGM.

Objetivo do curso: Atender o Convênio MJ/SENACON/FDD nº 87/2012 Processo 08012.009332/2011-93, celebrado entre o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor e o Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Secretaria de Estado de Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, em 21 de dezembro de 2012, que tem como objetivo formar brigadistas voluntários em técnicas de combate a incêndios em vegetações diversas, realizar uma campanha educativa e fortalecer o Sistema de Defesa Civil no Estado de Mato Grosso do Sul.

Habilitar na formação, estruturação e operacionalização de COMPDEC, e também instruir os participantes em Técnica de Combate a Incêndio em Vegetações Diversas assim contribuindo na formação de cidades, comunidades e cidadãos resilientes atendendo as primícias estabelecidas pela ONU (Organização das Nações Unidas) através do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) atendendo as primícias do quadro de Sendai 2015 – 2030 Reduzir as ameaças e vulnerabilidade global.

O material didático e equipamentos utilizados no curso foram fornecidos pelo Governo do Estado através da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – CEDEC – MS.

O curso contou com seguintes matérias:

Legislação Ambiental;

Noções de Primeiros Socorros;

Teoria de Incêndio Florestal e Material de Combate;

Técnica e Tática de Combate a Incêndio Florestal;

Demonstração e Manutenção de Materiais;

Deslocamento Com Ferramentas;

Combate a Incêndio Florestal.

O curso em andamento, faz parte de uma formação continuada da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – CEDEC – MS em parceria ONU/PNUD e CENAD/MI, tendo sido realizado nos anos de 2014 a 2018 formando um total de 954 voluntários nos diversos municípios do estado.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.