Defesa Civil do estado divulga cursos em São Gabriel do Oeste

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, maio 21, 2018 as 14:27 | Voltar

A Defesa Civil Estadual, esteve presente em seis municípios do interior do estado, nos dia 16 e 17 de maio para divulgação, convite e ajuste dos trâmites a fim de realizar o CURSO DE FORMAÇÃO, ESTRUTURAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO DE COMDEC – CFEOp, e CURSO DE INCÊNDIO EM VEGETAÇÕES DIVERSAS – CIVD, que serão realizados na cidade polo de SÃO GABRIEL DO OESTE, no período de 11 a 15 de junho de 2018, em conformidade com o convênio nº 774264/2012, celebrado entre  a União, por intermédio do Ministério da Justica, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor - SENACON, e a Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica do Mato Grosso do Sul - SEGOV.

Durante a viagem, a CEDEC MS, através do Tenente Jeferson Aparecido Albuquerque e do Sargento Robson Pereira, contatou os coordenadores municipais de defesa civil das seguintes cidades: Ricardo Sandim Ferreira (ROCHEDO); Anderson Gimenez Gonçalves (RIO NEGRO); José Correia Salgado (CORGUINHO); Evando Rosa Vilela (JARAGUARI); Josimar Antonio de Omena (BANDEIRANTES) e Célio Bercó de Oliveira (CAMAPUÃ).

Sargento Robson e Tenente Albuquerque (representantes da CEDEC MS) e Sr. Josimar, da COMDEC de Bandeirantes

Os cursos oferecidos objetivam atender a necessidade de capacitação e formação de agentes voluntários no âmbito municipal, tornando-os capazes de conhecer o funcionamento da Defesa Civil, ter noções de formação de novos agentes voluntários, identificar, comunicar e controlar a área de risco, bem como, conscientizar a comunidade local, sobre a situação em si, suas causas e consequências, e também conhecer os órgãos ligados à Defesa Civil, aos quais reportará os fatos e receberá as orientações para providências iniciais ou de conclusão dos trabalhos.

Além disso, há a propositura de que os agentes adquiriram conhecimentos básicos sobre a legislação que rege a Defesa Civil; noções de queimadas e suas técnicas, adquiridas através de estudos teóricos e prática de exercícios; e uma formação técnica amparada na conscientização da necessidade da preservação ambiental e dos ecossistemas locais e circunvizinhos.

Aula prática de combate a incêndio em vegetação

A CEDEC MS destaca ser de suma importância a participação de todos os coordenadores municipais, os quais poderão convidar mais um participante de sua cidade. Para tanto, serão disponibilizadas certa de 30 vagas para serem preenchidas pelos interessados, sendo duas para cada munício convidado e as demais para a cidade polo de São Gabriel do Oeste.

As inscrições poderão ser feitas no local da realização do curso, por intermédio do Sr. André Mauro Dropá de Bortoli, Coordenador Municipal de Defesa Civil.

Publicado por: robsonpereira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.