A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de MS – CEDEC, participou do Curso de Noções de Emergência por Agente Químico, Biológico, Radiológico e Nuclear – QBRN, realizado em Campo Grande, entre os dias 23 e 27 de abril de 2018, no auditório do Eco Hotel do Lago.
Além da CEDEC/MS, também participaram do curso, entidades como: Corpo de Bombeiros Militar de MS, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar Rodoviária, Polícia Militar Ambiental, Vigilância Sanitária Ambiental, Saúde do Trabalhador (Aquidauana), e das COMDEC’s de Campo Grande, Corguinho, Corumbá, Dourados, Deodápolis, Maracaju, Glória de Dourados e Paranaíba.
O evento foi organizado pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental de Mato Grosso do Sul, sob a responsabilidade do Sr. Karyston Adriel Machado da Costa, Coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, e da Srª. Paula Therezo Canazarro Barros, Gerente de Vigilância, Acidentes com Produtos Perigosos e Desastres Naturais.
Os palestrantes, Carlos Alberto Rodrigues dos Santos, Engenheiro Nuclear, membro da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Exerce atividade na Divisão de Emergência Radiológica e Nuclear do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD). Fez parte do quadro de técnicos que participaram no acidente em Goiânia/GO em 1987. Ministrou diversos cursos regulares de ações de resposta a emergências radiológicas, em cursos regulares, de pós-graduação e em escolas pelo IRD. Participou de treinamentos em grandes eventos no Brasil e no exterior para Seguranças Públicas e Federais na atuação de segurança radiológica nos locais dos eventos, desde o Pan Americano até as Olimpíadas, e em outros eventos internacionais; Sérgio Roberto Fernandes, especialista em medicina nuclear.
Durante o curso foram explanados diversos assuntos relacionados a proteção radiológica, fontes de radiação, categorização, efeitos dos eventos na saúde humana (exemplo acidente com césio 137 ocorrido em Goiânia em 1987), equipamentos de proteção individual, detectores de radiação (teoria e prática), cenário de ocorrência e impactos, intoxicações por substâncias químicas, evento terrorista químico e biológico (preparação e resposta), atores e responsabilidades.
O curso ministrado conteve matérias teóricas e práticas e ao fim, todos os participantes receberam certificados de conclusão.
Por: João Sidnei Penrabel e Robson Pereira