Entre os dias 15 e 18 de maio, o Tenente-Ccoronel Fábio Santos Coelho Catarineli, Coordenador da CEDEC e o SGT Lyderson Oursley Francisco, técnico em defesa civil, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul – CEDEC, estiveram em Corumbá, tendo sido recepcionados por representantes da Coordenadoria de Defesa Civil do município, durante visita técnica para vistoria e avaliação das áreas inundadas devido às cheias do Rio Paraguai.
Na ocasião, o Coordenador da CEDEC, percorreu trechos inundados da Estrada Parque (MS-228), entre Corumbá e o distrito do Porto da Manga, para constatação dos impactos causados pela subida das águas nas áreas ribeirinhas. “A tendência do rio é subir mais, até meados de junho, e temos que nos manter em alerta” disse o tenente-coronel.
A visita, segundo explicação do TC Catarineli, visa embasar de forma técnica a decisão do Governo do Estado de decretar a situação de emergência na área rural de Corumbá, cujos levantamentos serão apresentados pela Comdec de Corumbá ao prefeito Marcelo Iunes, para que tome conhecimento dos fatos e das decisões a serem tomadas em relação ao decreto.
O Coordenador de Defesa Civil do município, Tenente Isaque do Nascimento disse que “O apoio do Estado é fundamental para uma tomada de decisão e, também, garantir a homologação do decreto, pelo governo federal, de uma possível decretação de situação de emergência”.
Ainda segundo o Tenente Isaque, a decretação permitírá ao município captar recursos federais para atender a população ribeirinha atingida pelas águas (cerca de 2.500 pessoas), além de minimizar os prejuízos dos proprietários rurais daquela região.