Defesa Civil oferta curso de Agentes Voluntários em Nova Andradina

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, julho 13, 2015 as 08:32 | Voltar

Para formar Agentes Voluntários da Defesa Civil, Nova Andradina recebe no período 27 a 31 de julho curso gratuito de formação promovido pelo Governo do Estado através da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. A ação integra a Caravana da Saúde e está aberta a servidores públicos, profissionais que atuam em empresas privadas e comunidade em geral.

Para divulgação do calendário do curso no município, o tenente Jeferson Aparecido Albuquerque e o sargento Marcio Valério estiveram na manhã desta segunda-feira (06) reunidos com o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, Marcio Costa.

Para o gestor, a estruturação e a formação de agentes voluntários colabora diretamente nas ações desenvolvidas pela Defesa Civil no Estado. “Nova Andradina passará a integrar uma rede com 30 pessoas habilitadas, o que fortalece nossa coordenadoria local, além de integrar as ações preventivas que compõem a política nacional de proteção e defesa civil”, apontou o secretário.

De acordo com o tenente Jeferson Aparecido Albuquerque, para Nova Andradina são disponibilizadas 30 vagas e para os municípios de Anaurilândia, Batayporã, Novo Horizonte do Sul, Ivinhema, Angélica e Taquarussu outras 20 vagas.

“O curso prepara os cidadãos para atuarem tanto na prevenção, quanto no socorro aos diversos casos de desastres que venham ocorrer nos seus municípios. Por isso, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil está capacitando agentes a prestarem o primeiro atendimento nos desastres, além de ofertar conhecimento prático e teórico em Atendimento Pré-Hospitalar e Combate a Incêndio Urbano e Florestal”, elencou Albuquerque.

 

A implementação do curso em Nova Andradina prevê ainda a entrega de coletes de defesa civil aos formandos, uma barraca recomendada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em ações de Defesa Civil e a entrega de certificados de Agente Voluntário de Defesa Civil e Combate a Incêndio Florestal.

 

“Os municípios integram uma ação sistematizada que envolvem três níveis de governo e devem estar preparados para atender imediatamente a população atingida por qualquer tipo de desastre, buscando reduzir perdas humanas, materiais e ambientais. Por isto, este trabalho é feito de forma conjunta com entidades públicas e privadas e com a indispensável participação da comunidade”, acrescentou Albuquerque.

 

As inscrições para o curso estão disponíveis na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Integrado, localizada no prédio da Prefeitura de Nova Andradina. Informações adicionais sobre a formação dos agentes podem ser adquiridas pelo telefone (67) 3441-1250.

Com carga de 40 horas, a qualificação será ministrada nos períodos matutino e vespertino.

Publicado por: Thereza Christina Amendola da Motta

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.