Modelo climático aponta que o mês de março/2019 poderá ter acumulado de chuva acima da média no MS.

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, fevereiro 25, 2019 as 17:29 | Voltar

Campo Grande (MS) –  De acordo com o boletim divulgado pelo Centro de Previsão Climática ligado ao NOAA dos Estados Unidos confirmou a formação de um El Niño de fraca intensidade atuando até junho de 2019.

Historicamente, em anos de El Niño, as chuvas tendem a ficar mais concentradas no extremo Sul da região Sul do Brasil, além de fazer calor em áreas do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Embora o El Niño seja fraco, ele vai trazer mudanças no padrão de chuva e temperatura para o Brasil neste verão e no primeiro semestre de 2019.

Uma das principais influências do El Niño em Mato Grosso do Sul são os registros de chuvas acima da média. Conforme Instituto Nacional de Meteorologia, a média de chuva no mês de março em Mato Grosso do Sul varia entre 125 a 175 milímetros de chuva.

O modelo climático indica que, no mês de março de 2019, o acumulado de chuva resulte em valores acima da média histórica, como mostra o mapa abaixo. A coloração verde sobre o Estado indica acumulado mensal ligeiramente acima da média.

Franciane Rodrigues – Coordenadora técnica do CEMTEC, órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar

Foto: José Augusto de Barros Santa Lucci

Publicado por: sleonardo

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.