PALESTRA NA SEMAGRO/CEMTEC

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, junho 10, 2019 as 16:42 | Voltar

ampo Grande (MS) - O Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de Mato Grosso do Sul (CEMTEC) - vinculado ao SEMAGRO - recebeu na sexta-feira (07) a turma do 1º semestre de Geografia da disciplina de Climatologia da UFMS, Campus de Aquidauana. O professor Dr. Emerson Figueiredo Leite acompanhou a turma de 20 alunos.

“Visitamos a Estação meteorológica da Embrapa e depois o CEMTEC. É importante que os alunos realizem as visitas técnicas desde o início do curso para que possam entender e ampliar o campo de atuação do profissional”, afirma o professor.

A coordenadora do CEMTEC, Franciane Rodrigues, apresentou aos alunos as atividades desenvolvidas pelo CEMTEC ligadas ao monitoramento, previsão e divulgação de dados de tempo e clima. Realizou em tempo real, estimativas de tempo para os próximos 15 dias e falou sobre os modelos de previsão que são utilizados no Brasil.

O assessor técnico do CEMTEC, geógrafo Carlos Eduardo Borges Daniel, falou aos acadêmicos sobre o trabalho que realiza com os dados brutos repassadas pelas Estações Meteorológicas ao INMET - Instituto Nacional de Meteorologia, com sede em Brasília e reenviadas para o Centro.

O gerente de planejamento e reconstrução da Defesa Civil/MS, Sandoval Leonardo Junior falou sobre o trabalho de prevenção e atuação do órgão. ”Temos uma pareceria com o CEMTEC/MS que atua, principalmente em períodos de chuvas, alagamentos e estiagem”.

Os acadêmicos se mostraram interessados neste campo de atuação da meteorologia e da Defesa Civil. Para o gerente, Sandoval, os acadêmicos podem colaborar com a Defesa Civil não só como profissionais, mas também como voluntários.

Créditos da publicação: Franciane Rodrigues

Publicado por: sleonardo

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.