PROJETO RONDON SE PREPARA PARA OPERAÇÃO EM MATO GROSSO DO SUL

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, abril 4, 2018 as 21:58 | Voltar

Brasília 29 de março, 2018

No período de 02 a 08 de abril, a Coordenação do Projeto Rondon e os professores rondonistas estarão no estado de Mato Grosso do Sul para a viagem precursora da Operação “Pantanal”.

Nessa etapa do processo, os professores rondonistas receberão diversas orientações e irão aos municípios em que trabalharão durante a operação para conversar com os prefeitos e secretários municipais e as lideranças locais, com o objetivo principal de fazer os ajustes necessários em suas propostas, buscando atender às reais necessidades do município. Na ocasião, também irão verificar onde serão os alojamentos, detalhes sobre a alimentação e locais onde serão realizadas as oficinas durante a Operação que acontecerá em julho.

 

A Operação

Em homenagem ao riquíssimo bioma do Pantanal, a Operação do Projeto Rondon que acontecerá em julho de 2018 no estado de Mato Grosso do Sul leva o nome de Operação Pantanal.

A Operação ocorrerá entre os dias 6 e 22 de julho e o estado de Mato Grosso do Sul receberá mais de 250 rondonistas, dentre professores e alunos universitários oriundos de diversas instituições de ensino superior do país que atuarão em 12 municípios do estado e terá como centro regional a cidade Campo Grande.

Cada município receberá 20 voluntários de duas Instituições de Ensino Superior (IES) distribuídos da seguinte forma:

 

Município IES Participantes
BANDEIRANTES - MS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - FRANCISCO BELTRÃO - UTFPR
BODOQUENA - MS INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ - CAMPUS PALMAS - IFPR
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI - UFSJ
CORGUINHO - MS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL - PUCRS
CENTRO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO E CULTURA - CENBEC/FINOM
CORUMBÁ - MS UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE - UFCSPA
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - UFGD
DOIS IRMÃOS DO BURITI - MS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - CAMPUS TOLEDO - UNIOESTE-TOLEDO
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAI - IDEAU
JARAGUARI - MS UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO - UNESP
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS
MIRANDA - MS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS
NIOAQUE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC

CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE – LA SALLE

Município IES Participantes
RIO NEGRO - MS CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA - UNILUS
FAE CENTRO UNIVERSITÁRIO - FAE
RIO VERDE DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO - UPF

ROCHEDO - MS UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - UFOP
INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - IGC USP
TERENOS - MS UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAÍ - UNIVÁS
UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA - UNICRUZ

 

Ainda participará da Operação uma equipe de Comunicação Social da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI com o objetivo de divulgar as atividades desenvolvidas pelas demais equipes, dando maior visibilidade as ações sociais realizadas pelos rondonistas e divulgando o Projeto Rondon como ferramenta de integração nacional.

Dentre os municípios selecionados, alguns já receberam o Projeto Rondon pela Operação Arara Azul em 2011: Bodoquena, Corumbá/Ladário e Miranda.

Durante a operação, os rondonistas realizarão diversas atividades sobre os temas de comunicação, saúde, cultura, educação, meio ambiente, trabalho, tecnologia, produção, direitos humanos e justiça. Os estudantes trabalharão, prioritariamente, com agentes multiplicadores, tais como funcionários das prefeituras, professores, agentes de saúde e lideranças locais, o que permitirá maior retenção e disseminação dos conhecimentos a serem transmitidos por eles.

Os rondonistas conduzirão, dentre outras atividades, gincanas culturais, palestras sobre direitos do cidadão, das mulheres e das crianças e adolescentes e oficinas sobre construção de banheiro ecológico, educação ambiental, descarte de óleo de cozinha, tudo com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população.

Assim, 252 estudantes e professores universitários, de 25 IES trocarão o período de férias escolares pela chance de realizar, de forma voluntária, ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável e ampliem o bem-estar de comunidades carentes, promovendo o desenvolvimento social e a melhoria na qualidade de vida em municípios do estado de Mato Grosso do Sul por intermédio de ações que visam o intercâmbio de conhecimento entre as comunidades, estudantes e professores universitários.

A UEMS e a UFGD participarão da Operação Pantanal.

O Projeto Rondon é uma ação governamental que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, visa a somar esforços com as autoridades municipais e as lideranças comunitárias, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.

Dessa forma, prioriza desenvolver ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com a melhoria do bem estar social e a capacitação da gestão pública. Busca, ainda, consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira.

 O acordo de cooperação que viabiliza a execução do Projeto Rondon em 11 municípios de Mato Grosso do Sul, firmado entre os governos estadual e federal, foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE-MS). O documento é assinado pelo governador Reinaldo Azambuja e pelo diretor do Departamento de Ensino do Ministério da Defesa, brigadeiro de infantaria Augusto Cesar Amaral.

A SEGOV (Secretaria de Governo do Estado de Mato Grosso do Sul) e a CEDEC ( Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) estão dando apoio ao transporte para Operação  Pantanal nas viagens nos municípios do estado de MS.

Coordenação de Comunicação Social do Projeto Rondon
Ministério da Defesa

61-2023-9320, 61-2023-5398, 61-98310-9466 61- 98232-7772

 

 

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.