Solicitação de Reconhecimento Federal – Como fazer

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, novembro 29, 2021 as 11:05 | Voltar

O QUE É O RECONHECIMENTO FEDERAL E PARA QUE SERVE?

O reconhecimento federal da Situação de Emergência (SE) ou Estado de Calamidade Pública (ECP), decretada pelo município, Distrito Federal ou estado em decorrência de desastre se dá por meio de Portaria, publicada no D.O.U, e possibilita o acesso a recursos federais complementares para a execução de ações de resposta e reconstrução.

Mesmo que o apoio federal não seja necessário, para fins de cadastro e histórico, faça o registro do desastre no S2iD.

COMO SOLICITAR O RECONHECIMENTO FEDERAL?

Se o Estado ou Município estiver em Situação de Emergência (SE) ou Estado de Calamidade Pública (ECP) decretada pelo governador/prefeito acesse o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres - S2iD.

Já no S2iD, clique em registro e reconhecimento e em seguida em novo registro.

Preencha o Formulário de Informações de Desastres (FIDE) observando a classificação COBRADE e a data do desastre que não poderão ser alteradas. É importante lembrar que em processos já reconhecidos o FIDE não pode ser alterado, então muita atenção no seu preenchimento!

Preencha também a Declaração Municipal ou Estadual de Atuação Emergencial (DMATE ou DEATE) e faça o Relatório Fotográfico com imagens claras dos danos, durante e após o desastre, legendadas, datadas e georreferenciadas.

Anexe o Decreto do Poder Executivo que declara SE ou ECP, o Ofício requerendo o reconhecimento federal com as razões para a solicitação e os relatórios/laudos que comprovem os danos e prejuízos descritos no FIDE e na DMATE/DEATE. Estes documentos devem ser objetivos e estarem datados e devidamente assinados. A classificação do tipo do desastre deve ser a mesma em todos os documentos.

Atente-se aos requisitos da Instrução Normativa nº 36, de 4 de dezembro de 2020 para a classificação correta da SE ou ECP.  Quando necessário, o processo poderá ser devolvido para ajustes ou complementos e o não atendimento no prazo estipulado pode possibilitar o indeferimento do pedido.

Envie o processo para Reconhecimento Federal clicando na opção Enviar para Reconhecimento na aba Anexos

Pronto! Seu processo foi enviado e já está em análise. Acompanhe a situação pelo S2iD.

Outros documentos: Modelo de Ofício para Exclusão de Protocolo e Modelo de Parecer Técnico