Carlos Alberto Ladislau dos Santos
Chefe do Departamento
Capitão do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS).
Competências
As competências envolvem o fortalecimento da cultura de prevenção e a preparação para desastres (fases de mitigação e preparação)
Capacitação de Agentes: Organizar e ministrar cursos técnicos, treinamentos operacionais e simulações para os agentes de proteção e defesa civil, garantindo a atualização profissional (ex: uso do S2iD, gestão de riscos, primeiros socorros).
Treinamento de Voluntários: Desenvolver e implementar programas de formação de agentes voluntários de proteção e defesa civil.
Educação Comunitária e Preventiva: Desenvolver projetos educativos (ex: "Defesa Civil na Escola"), "porta a porta" e ações nas comunidades para aumentar a resiliência frente a riscos.
Gestão Didática: Elaborar material didático, estruturar módulos de ensino à distância (EaD) e presencial, e garantir a qualidade dos conteúdos técnicos de prevenção.
Integração e Parcerias: Estabelecer parcerias com universidades, escolas, Corpo de Bombeiros e outras instituições para o desenvolvimento de pesquisas e materiais de ensino.
Articulação Técnica: Participar da elaboração de planos de contingência, orientando as equipes sobre procedimentos técnicos em situações de desastres.
Foco da Atuação
O ensino na Defesa Civil não é apenas acadêmico, mas prático e focado nas 5 ações fundamentais: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação.
Portanto, o chefe deste departamento transforma o saber técnico e a experiência operacional em cursos e manuais que reduzem riscos e salvam vidas, seguindo o lema "prevenir é salvar vidas".
Funções
O Departamento de Ensino de uma Defesa Civil (seja municipal, estadual ou nacional) tem como principal competência planejar, coordenar e supervisionar ações educacionais, de capacitação e de treinamento voltadas para agentes públicos, voluntários e a comunidade em geral.