Adelcio Santos da Silva
Chefe do Departamento
Subtenente do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS).
Competências
1. Gestão Administrativa e Financeira
Gestão de Recursos: Administrar recursos materiais, financeiros e humanos, ordenando despesas e gerenciando o orçamento da Defesa Civil.
Convênios e Contratos: Coordenar, monitorar e prestar contas de projetos, contratos e convênios, especialmente com o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC).
Prestação de Contas: Supervisionar e regulamentar os mecanismos de prestação de contas de receitas e despesas.
Aquisições: Responsabilizar-se pela compra de materiais, equipamentos de proteção individual (EPIs), veículos e itens de ajuda humanitária.
2. Apoio Operacional e Logístico
Logística em Desastres: Garantir a logística para o abrigamento de vítimas, triagem e distribuição de ajuda humanitária.
Equipamentos: Zelar pela conservação de equipamentos, viaturas e materiais sob sua guarda.
Documentação: Auxiliar na confecção técnica de documentos de resposta a desastres, como o formulário de Avaliação de Danos (AVADAN).
3. Gestão de Pessoas e Planejamento
Capacitação: Solicitar e promover capacitação e treinamento para a equipe administrativa e agentes operacionais.
Recursos Humanos: Organizar escalas de plantão (geralmente regime 24h em situações de desastre).
Planejamento Estratégico: Monitorar o cumprimento de metas e planos de contingência, integrando o departamento às metas do Executivo.
4. Articulação Institucional
Integração: Articular o Departamento Administrativo com as demais áreas da prefeitura/governo (Saúde, Obras, Assistência Social).
Atendimento à Comunidade: Gerenciar o fluxo de informações e pedidos de ajuda da população (atendimento 199).
Resumo das Competências:
O foco principal deste cargo é a eficiência burocrática e logística, garantindo que, quando ocorre um desastre, a equipe operacional tenha os meios necessários para salvar vidas e atender a população.
Funções
O Departamento Administrativo da Defesa Civil (seja municipal, estadual ou nacional) é responsável por estruturar a base logística, financeira e documental necessária para que as ações operacionais de prevenção, mitigação, resposta e recuperação ocorram eficientemente.